Intranet corporativa: os 5 cuidados essenciais

A Intranet é uma rede de computadores com grandes vantagens para o ambiente corporativo. É um sistema muito parecido com a Internet, o que permite formas e procedimentos que modernizam as rotinas administrativas. Com criatividade, vários projetos de produtividade, melhoria de desempenho e engajamento de equipe têm muito mais potencial de sucesso. É uma poderosa ferramenta de gestão empresarial.
Com todas as suas vantagens é muito fácil tomar a decisão de implantar a Intranet em uma empresa, independente do seu porte ou tipo de negócio. Mas, alertamos, antes de iniciar o processo de implantação alguns cuidados devem ser tomados para que tudo aconteça conforme o planejado. Vamos ver, a seguir, os cinco cuidados para implantação de uma Intranet corporativa.

Simplificação de uso

Esse cuidado tem dois objetivos. O primeiro é o de facilitar que os colaboradores usem o sistema. Tem que ser intuitiva, ou seja, pode ser usada de uma maneira direta e instantânea, de forma natural. E o segundo diz respeito a produtividade. Sistemas muito complexos acabam roubando tempo e acabam engessando à atividade principal. Além disso, o investimento com treinamento acaba gerando altos custos. Quanto mais o sistema interno se parecer com plataformas de uso universal, mais fácil será a assimilação por parte da equipe. Com esse cuidado, o entendimento e o uso do sistema na empresa será mais rápido.

Controle de Permissões

Garante a segurança dos dados da empresa e também a produtividade de cada colaborador. Cada pessoa, dentro da rede interna da empresa, deve ter acesso somente às informações necessárias a sua atividade. Excesso de informações pode provocar curiosidade e um tempo a mais do que o necessário no sistema em detrimento da atividade fim. O acesso à informações restritas à gestão, ou a um departamento específico da empresa, não podem estar disponível para pessoas que não farão uso delas ou não interpretarão corretamente determinados dados. Tenha o cuidado de que o sistema escolhido possa fazer o controle dessas permissões.

Regras de utilização

A possibilidade de comunicação entre colegas ou criação de fóruns de discussão é um dos benefícios da Intranet corporativa. Mas os termos usados deve obedecer a uma regra de utilização. Trata-se de uma rede corporativa e não pode ser usada da maneira como cada um se comunica com a família e amigos nas redes sociais. Então, tenha o cuidado de estabelecer normas de conduta no uso dos recursos de comunicação da Intranet da empresa.

Segurança da rede

A rede de Intranet de uma empresa deve ser protegida contra ataques cibernéticos, cada vez mais comuns e mais sofisticados. De que forma se dará a proteção das informações da empresa é um dos cuidados que exige mais atenção. Não basta um eficaz projeto de proteção com o uso de antivírus e firewalls, é preciso que os usuários tenham o devido treinamento porque parte das invasões é proveniente do uso equivocado de alguns recursos. Os ataques externos podem acontecer quando alguém usa links suspeitos, abre e-mails de origem desconhecidas ou faz downloads a partir de fontes desconhecidas. É um cuidado que se deve ter atenção constante, antes e principalmente depois da Intranet implantada.

Promova o uso

Durante o planejamento verifique se há a existência de campanhas de incentivo ao uso da ferramenta até que seja definitivamente incorporada na cultura da organização. O RH é um ótimo aliado projetando campanhas, serviços e produtos que devam ser acessados exclusivamente pela Intranet. Pense nas possíveis dificuldades e nas soluções para que o sistema não entre em retrocesso. Uma vez implantada, a Intranet deverá ser uma realidade na empresa.
Seguindo os cuidados apresentados na implantação da Intranet na empresa todos poderão se valer dos benefícios dessa importante e poderosa ferramenta corporativa.

Intranet é informação em tempo real. É agilidade de ação e tomada de decisão. Decida agora pela Intranet que melhor atende às necessidades da sua empresa. Conheça um pouco mais da INTRANET CORPORATIVA

imagens
Dê sua opinião

Experimente Grátis

Canais de atendimento