A Intranet como instrumento de construção de uma cultura organizacional competitiva

Uma Intranet é na essência uma ferramenta de troca de informações. No meio corporativo isso significa a possibilidade de comunicação em duas vias: da gerência para os colaboradores; dos colaboradores para a gerência. As empresas que já perceberam os recursos que uma Intranet oferece, estão criando projetos para o engajamento da equipe. Um desses projeto é usar a Intranet como instrumento de construção de uma cultura organizacional competitiva.

Cultura organizacional competitiva

Quando a empresa faz sua análise competitiva, um dos aspectos a ser avaliados são os pontos fortes, ou seja, tudo o que a empresa faz, ou entrega ao mercado, melhor que a concorrência. Uma cultura organizacional competitiva faz com que muitos pontos fortes aconteçam. A partir de um conjunto de valores, crenças e hábitos positivos é criado um padrão, uma maneira própria da empresa em agir e se relacionar com o mercado. E a Intranet pode ser usada como ferramenta pra criar essa cultura organizacional.

Projetos na Intranet para criar uma Cultura Organizacional competitiva

O principal elemento para a construção de uma Cultura Organizacional competitiva é a informação. A empresa, através de análises, verifica o atual estado cultural interno e estabelece o que precisa ser mudado e como. Vários passos devem ser dados. Vamos ver alguns e como a Intranet tem papel importante em cada um deles.

Cultura atual e resultados

A primeira contribuição da Intranet para a criação de uma cultura organizacional competitiva é a avaliação da cultura atual e os resultados realizados. Pode ser feito na Intranet através de um formulário de pesquisa. Outras formas mais criativas é através de jogos, que permitem maior participação e envolvimento pela motivação que o método propõem. Com a Intranet as possibilidades de se estabelecer uma comunicação mais assertiva com a equipe são muito maiores.

Valores e comportamentos desejados

A partir da avaliação do atual estado de cultura da empresa e a relação com os resultados alcançados, é o momento de propor mudanças de cultura caso essa necessidade seja detectada. Nesse ponto a Intranet tem a função de comunicar o que a empresa está alcançando como resultados e qual a proposta para uma performance muito melhor. Quando todos percebem que tem como contribuir e possuem um canal para entender isso, o engajamento é muito maior o que permite acelerar o processo de mudança de cultura.

Comunicação clara da nova cultura e os resultados alcançados

A medida que toda a empresa vai evoluindo na nova cultura e nos resultados que estão sendo produzidos, é muito importante que todos possam acompanhar e comemorar as conquistas. Tudo isso pode ser acompanhado por páginas específicas dentro da Intranet da empresa. Use e abuse de gráficos para uma melhor visualização. Também crie ferramentas, nas páginas da Intranet, que permitam comentários e interação por parte dos colaboradores. É um método que permite entender como a equipe está reagindo ao processo.

Plano de recompensas

Todo o esforço que permite que a empresa alcance resultados melhores merece ser recompensado para que o padrão se estabeleça sempre em alto nível. Recompensas são reconhecimentos do trabalho em conjunto e de cada um e não precisa necessariamente ser financeira. Pode-se criar um plano de premiação de resultados onde a cada conquista um colaborador ou uma equipe pode receber pontuação e crescer num sistema de ranqueamento. A Intranet corporativa entra com força nesse sistema por disponibilizar informações, regras e as ações a serem realizadas. Pela Intranet a atualização dos resultados é periódica incentivando o acompanhamento. Os recursos visuais de uma Intranet torna essa informação muito mais motivadora, provocando os colaboradores, de forma saudável, a se engajarem com a nova cultura e produzirem melhores resultados.

A mudança da cultura organizacional de uma empresa é um processo delicado porque mexe com a zona de conforto das pessoas. A equipe pode receber como uma ameaça. Informação e comunicação clara e transparente é fundamental. Quanto melhores forem os recursos usados, melhores e mais rápidos serão os resultados. Não há dúvidas que a Intranet é um recurso importantíssimo nesse processo. As possibilidades de comunicação que ela oferece e a frequência com que permite que essa comunicação seja estabelecida com a equipe é um fator de aceleração da mudança ou criação de uma cultura organizacional competitiva. 

Intranet é informação em tempo real. É agilidade de ação e tomada de decisão. Decida agora pela Intranet que melhor atende às necessidades da sua empresa.

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